Quem somos

Foz Águas 5

A Foz Águas 5 é uma concessionária formada pelas empresas Foz do Brasil e Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB) responsável pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da Área de Planejamento Cinco (AP5), que compreende 21 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com investimentos de R$ 2,7 bilhões e mais de 2 milhões de habitantes atendidos, trata-se da maior concessão de saneamento básico do País.

Os bairros que compõem a AP5 são: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar.

Com inicio em maio de 2012, o contrato tem duração de 30 anos, período em que a população da região deve chegar a 3 milhões de pessoas.

Foz do Brasil

A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, está presente em oito Estados brasileiros, beneficiando mais de oito milhões de pessoas. É responsável pela operação dos serviços em algumas cidades que se tornaram referência em termos de saneamento, como Limeira, no interior de São Paulo, e tem experiência em concessões parciais de esgoto nas cidades paulistas de Mauá e Rio Claro e Blumenau, em Santa Catarina.  A empresa também é parceira de diversas companhias estaduais de saneamento, como a Sabesp e a Copasa, em projetos públicos e privados, e possui participação no bloco privado da Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins. A parceria com a Sabesp em São Paulo resultou na realização do projeto Aquapolo que propicia tratamento de esgoto para reuso da água que abastece pólo petroquímico do ABC paulista, sendo um dos 10 maiores projetos do mundo com essas características.

Além do projeto na Zona Oeste a Foz está presente no Rio de Janeiro desde 2009 com uma Parceria Público-Privada (PPP) para serviços de esgoto no município de Rio das Ostras.

Águas do Brasil

O Grupo Águas do Brasil é formado pelas empresas Developer, Queiroz Galvão Participações-Concessões S.A., Trana Construções Ltda e Construtora Cowan S.A, e opera, no Rio de Janeiro, em Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana; em Niterói, entre a Baía de Guanabara e a Região Oceânica; em Araruama, Saquarema e Silva Jardim, na Região dos Lagos; em Resende, no sul do Estado, e em Campos dos Goytacazes. Em São Paulo, o grupo atua em Araçoiaba da Serra, com gestão total; em Jaú e Araçatuba, com o tratamento do esgoto; e com produção de água tratada em Ourinhos.

Um resultado expressivo do Grupo, através da Águas de Niterói, concessionária responsável pelo saneamento na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é figurar como a única companhia privada entre as 10 primeiras no ranking das cidades com mais de 300 mil habitantes no país. Este ranking é baseado nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. A Concessionária saltou da 79ª colocação em 2003 para a 9ª colocação em 2009, devido, principalmente, aos investimentos em coleta e tratamento de esgoto. Incluindo o previsto para 2012 o total de investimentos acumulado é de meio bilhão de reais.